Posts in Rivo
Doses curtas #004

Voo TAP Portugal de Lisboa para Genebra. Excepcionalmente, pego um lugar na janela, para poder ver os Alpes na aproximação do aeroporto de destino. Na penúltima fila, claro, para facilitar uma fuga em caso de emergência. Lá pelas tantas, começa o serviço de bordo. O básico de sempre; mas o suco de ameixa… Não (…)

Read More
E aí, fez boa viagem? #01

Olá, panicadas e panicados, como vão vocês? Como vai esse medo de voar? Alguma viagem de avião à vista? Estava eu aqui reparando que, apesar de já ter muitas matérias que versam sobre esse nosso mal comum, o rivotravel não tinha — pelo menos não até agora — um relato sobre como eu me comporto em um voo. Ok (…)

Read More
Rivorivotravel Comments
Viajo amanhã: SOCORRO

Misericórdia. Estou tão nervoso que nem sei como começar esse texto (ops, ele já começou…). Eis que, depois de quase dois anos sem botar os pés em um avião, estou com viagem marcada para amanhã. Não teve jeito, é para a formatura de uma sobrinha que mora em Brasília. Desde que o rivotravel foi criado, em março (…)

Read More
Rivorivotravel Comments
Há luz no fim da saída de emergência!

Credo! Vocês viram que esta semana teve acidente de avião no México? Não sei o que mais me impressionou: se foi o vídeo (pois é, teve passageiro filmando…) ou se o fato de que todas as 103 pessoas se salvaram. Vamos por partes, uma vez que ninguém tem a obrigação de ser mega informado. Um avião (…)

Read More
RivorivotravelComment
Irrealidades baseadas em fatos reais

Violeta chegou completamente esbaforida ao aeroporto de Brasília. Arrumar a mala no dia do voo é sempre uma péssima decisão que ela toma (nota mental: ser mais precavida). Saiu de casa atrasada, como sempre. Jogou tudo dentro do Uber e torceu para não pegar congestionamentos. Até que o trânsito (…)

Read More
O amor e outros medos

Foi que nem a música. Foi que nem o clichê. Foi por medo de avião que Juca pegou pela primeira vez na mão de Paula. Os dois estavam sentados lado a lado há quase uma hora, sem olhar um para o outro. Foi o tremelique da turbulência que levou ao contato físico reservado apenas aos mais íntimos. Ela olhou meio (…) 

Read More
Lidando com turbulências em voos

Que atire a primeira máscara de oxigênio quem nunca ficou nervoso dentro de um avião durante uma forte turbulência. Se a pessoa for panicada como eu, então, é pavor puro. Já fizemos aqui no rivotravel uma matéria sobre como a natureza tem impacto nos voos, citando vulcões, raios, tempestades solares (…) 

Read More
Rivorivotravel Comments
O breve piripaque do rivotravel

E quem diria que o pânico de voar teria como vítima o próprio rivotravel, site que nasceu, entre outros motivos, como forma de expurgar os meus (e seus) fantasmas em relação ao medo de avião? Explico: estava prevista para agora o início da segunda fase deste projeto, que traria mais conteúdo em vídeo (…) 

Read More
Rivorivotravel Comments
Fenômenos naturais vs. medo de voar

Para tudo! Parem as máquinas! Estou eu aqui, bem calmo, olhando a vida alheia no Facebook neste fim de noite quando me pula essa notícia: mudança climática vai elevar em 150% turbulência grave em avião, diz estudo. Oh, meu Deus do céu (literalmente) Bem, o primeiro passo que dei foi checar a fonte (…) 

Read More
Rivorivotravel Comment
Entrevista com panicado #02

O medo de voar e as lembranças da infância se misturam dentro do representante comercial paulista Menotti Santana Silva Filho, 40 anos. Ele tinha oito anos quando voou pela primeira vez: morava no Rio de Janeiro e embarcou com a família em um voo para São Paulo. Como muitas crianças, estava com muita (…)

Read More
Quando viajo sem remédios

Desde que eu comecei a ter medo (medo? pânico! gastura! vou morrer agora!!!), já cai na besteira, algumas vezes, de voar sem tomar remédio. Os cenários para tal bizarra situação são três. O primeiro é o de “ah, dessa vez eu vou conseguir viajar sem sofrer, vou ficar em paz” — aham, Cláudia, senta lá e (…) 

Read More
Doses curtas #003

Na minha volta da mais recente viagem à Itália, o voo calhou de ser bem no dia de meu aniversário. Tentei fazer o truque da galinha morta — ou seja, lançar a informação como quem não quer nada — no check-in da TAP Portugal, e tentar um upgrade. Rolou nada, gastei meu belo sorriso à toa. Mas pelo menos as comissárias (…) 

Read More
Entrevista com panicado #01

Hoje iniciamos uma nova série do Rivotravel — a de entrevistas com um panicado. Assim que lançamos o site, começamos a receber um monte de relatos de pessoas que também amam viajar, mas sofrem com o medo de avião. Isso tem sido, para mim, quase um tratamento terapêutico, perceber que não estou sozinho (…)

Read More
O medo de voar na cultura pop

Os artistas, há milênios, usam os medos e anseios de seus tempos em suas criações — e com o pânico de voar não seria diferente. O avião, desde seu advento no final do século XIX, vem tirando o sono de muita gente e inspirando os mais criativos. A cultura pop sabe explorar bem o assunto: são muitos os (…)

Read More
Doses curtas #002

Eu, em um voo de X para Y (e quem se lembra a rota?). Entro cambaleando, quase me arrastando pelas paredes do finger, aquela ponte sanfonada que liga o terminal ao avião. Por um milagre de Santos Dumont (Santo mesmo!) consigo achar minha poltrona. A aeromoça, percebendo o estado decrépito da criatura, se aproxima (…)

Read More