Pistas curtas

Quem é panicado sente: quando a decolagem e — principalmente — o pouso da aeronave é realizado em uma pista tida como curta (como Congonhas) o medo bate mais forte. E se o avião não conseguir realizar a manobra e acabar saindo “pela tangente”? Na verdade, não há como dizer que uma pista é curta sem avaliar o tipo de (…)

Read More
As melhores companhias aéreas do mundo

Para boa parte dos passageiros de avião de classe econômica, viajar é uma verdadeira tortura — e não tô falando nem do pânico de voar. Espaços apertados, comida ruim e centenas de pessoas amontoadas realmente não podem ser considerados atrativos. No entanto, muitas companhias aéreas se esforçam (…)

Read More
Entrevista com a panicada #01

Hoje iniciamos uma nova série do Rivotravel — a de entrevistas com um panicado. Assim que lançamos o site, começamos a receber um monte de relatos de pessoas que também amam viajar, mas sofrem com o medo de avião. Isso tem sido, para mim, quase um tratamento terapêutico, perceber que não estou sozinho (…)

Read More
Malas extraviadas

O extravio de malas é uma verdadeira dor de cabeça na vida de um viajante, mas para não dizer que não vou falar de flores, começo este texto já com uma boa notícia: segundo a empresa de tecnologia aeroportuária Sita, o número de extravio de bagagens ao redor do mundo caiu 12,25% em 2016. O índice, de 5,73 malas (…)

Read More
Como é voar na Air Baltic

Esse relato talvez seja um tanto quanto bizarro: um cara apaixonado por aviões desde criança, que colecionava réplicas, sabia tudo sobre a área, pensou seriamente em ser piloto comercial na adolescência e que, já adulto, acabou desenvolvendo um pânico de voar. Mesmo assim, esse cara continua amando aviação (…)

Read More
O medo de voar na cultura pop

Os artistas, há milênios, usam os medos e anseios de seus tempos em suas criações — e com o pânico de voar não seria diferente. O avião, desde seu advento no final do século XIX, vem tirando o sono de muita gente e inspirando os mais criativos. A cultura pop sabe explorar bem o assunto: são muitos os (…)

Read More
Doses curtas #02

Eu, em um voo de X para Y (e quem se lembra a rota?). Entro cambaleando, quase me arrastando pelas paredes do finger, aquela ponte sanfonada que liga o terminal ao avião. Por um milagre de Santos Dumont (Santo mesmo!) consigo achar minha poltrona. A aeromoça, percebendo o estado decrépito da criatura, se aproxima (…)

Read More
Freia, caralh☻

Sei que tenho uma tendência ao humor ácido, mas o assunto é sério, afinal, mexe com uma tragédia. Sempre que vou pousar em aeroportos com pistas curtas, como o de Congonhas (SP), penso logo no acidente com o avião da TAM — o voo 3054, em 2007 — que matou 199 pessoas ao não conseguir parar na hora do pouso, se chocando (…)

Read More
Puglia: o salto alto maravilhoso da Itália

Sim, sou um filho da Puglia. De lá vieram meus antepassados por parte de pai e é onde, até o fechamento desta edição, tenho tias - sim, todas meio mammas - e primos. A Itália atrai dezenas de milhões de turistas. Em 2015 recebeu mais de 50 milhões de passageiros internacionais, um crescimento (...)

Read More