O melhor aeroporto do mundo... MUDOU! — o de Doha ultrapassa o de Singapura no “Oscar” da aviação

Tais quais as máscaras de oxigênio nos aviões, uma notícia bombástica caiu essa semana sobre as cabeças dos amantes e interessados por aviação no mundo todo. O aeroporto internacional Hamad, em Doha, no Catar, tomou o lugar mais alto no pódio após oito anos consecutivos de liderança de Changi, em Singapura. Entrava ano, saia ano, e lá estava o atual terceiro lugar no ranking liderando a pesquisa da empresa de consultoria especializada Skytrax, que elabora a lista.

 
Crédito: Arne Müseler (CC-BY-SA-3.0)

Crédito: foto por Arne Müseler (CC-BY-SA-3.0), edição por rivotravel

 

O World Airport Awards é tido como o Oscar do setor e a relação é feita com base nos votos dados pelos próprios passageiros. Em segundo lugar ficou o aeroporto de Haneda, que serve Tóquio, no Japão. A cidade também abocanhou o quinto lugar, com Narita, um pouco mais distante do centro da capital. Veja abaixo a lista dos vinte mais votados.

  1. Aeroporto Internacional de Hamad (HIA)

  2. Aeroporto Haneda de Tóquio (HND)

  3. Aeroporto de Singapura Changi (SIN)

  4. Aeroporto Internacional de Incheon (ICN)

  5. Aeroporto de Tóquio Narita (NRT)

  6. Aeroporto de Munique (MUC)

  7. Aeroporto de Zurique (ZRH)

  8. Aeroporto Heathrow de Londres (LHR)

  9. Aeroporto Internacional de Kansai (KIX)

  10. Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG)

  11. Aeroporto de Nagoya (NGO)

  12. Aeroporto de Amsterdã Schipol (AMS)

  13. Aeroporto de Helsinque Vantaa (HEL)

  14. Aeroporto de Guangzhou (CAN)

  15. Aeroporto de Paris Charles de Gaule (CDG)

  16. Aeroporto de Frankfurt (FRA)

  17. Aeroporto de Istanbul (IST)

  18. Aeroporto de Copenhague (CPH)

  19. Aeroporto de Dubai (DXB)

  20. Aeroporto de Madri Barajas (MAD)

Destes, tive a oportunidade de conhecer cinco (Zurique, Heathrow, Charles de Gaule, Frankfurt e Copenhague). Devo confessar que pouco me lembro deles, pois na maioria das vezes estava grogue o suficiente para tornar os terminais aeroportuários bizarras salas de tortura antes da execução (no caso, o voo). O fato de não ter más recordações já é um passo positivo, dadas as situações de semi-desfalecimento.

 
Adorei a localização do Hamad, cercado pelo deserto (como não poderia deixar de ser). Crédito: divulgação aeroporto de Hamad

Adorei a localização do Hamad, cercado pelo deserto (como não poderia deixar de ser). Crédito: divulgação aeroporto de Hamad

 

Mas vamos voltar para a “dança no pódio”. A vitória agora anunciada não veio “do nada”. O atual campeão estava na quinta posição do ranking na premiação no biênio 2018/2019 e já havia subido para terceiro em 2019/2020. O levantamento considera as notas dos passageiros em pontos como serviços, infraestrutura, conforto, sinalização, entre outros. Hamad, bem como Changi, o terceiro lugar, já foram tema de matérias do rivotravel, que podem ser lidas aqui e aqui. No caso de Doha, o meu texto foi sobre como o aeroporto estava se preparando para enfrentar a pandemia de COVID-19, por meio de muita automação. Ele inclusive foi citado na lista de melhores aeroportos no combate à doença. Já o de Singapura foi destaque aqui no site por conta de suas modernas instalações. A premiação da empresa de consultoria inclui ainda diversas categorias secundárias, como os melhores nos quesitos compras, limpeza, restaurantes, entrega de bagagens, entre outras. A lista completa pode ser conferida aqui.

Entre os destaques do primeiro lugar do “Oscar”do setor aeroviário estão a qualidade dos restaurantes, lojas de grife e dos dois lounges que o usuário pode utilizar pagando uma taxa. Além disso, é possível admirar várias obras de arte espalhadas pelos dois terminais. Estressado? Pois lá tem academia de ginástica, spa e piscina. Tem até quadra de squash! A internet wifi é de graça em todos os lugares e quem não tem equipamento para acessar a internet pode usar computadores da Apple espalhados pelos saguões. Há ainda uma mesquita para uso dos passageiros muçulmanos.

O Hamad foi inaugurado em 2014 (a previsão original era 2009; não somos os únicos no quesito atraso, pelo visto). Atualmente é o hub (centro de distribuição de voos) da empresa Qatar, tida como uma das melhores do mundo. A mesma empresa que elabora o World Airport Awards também recolhe votos para a eleição dos destaques entre as companhias aéreas, e na última premiação a Qatar foi eleita a melhor do mundo. Atualmente a companhia tem 14 voos semanais ligando Doha a Guarulhos, em São Paulo.

 
A arquitetura dos dois terminais do Hamad chama a atenção dos passageiros. Crédito: divulgação aeroporto de Hamad

A arquitetura dos dois terminais do Hamad chama a atenção dos passageiros. Crédito: divulgação aeroporto de Hamad

 

O campeão do World Airport Awards será o ponto principal para a recepção de quem for assistir à Copa do Mundo de 2022 (vamos torcer para não ter atrasos por conta da COVID-19 tal qual houve com as Olimpíadas de Tóquio). A capacidade anual está sendo aumentada para até 53 milhões de passageiros.

Para o principal executivo da Skytrax, Edward Plaisted, a conduta da administração do Hamad em 2002 foi essencial para se destacar na avaliação. “Como os hubs de viagens em todo o mundo foram afetados pela pandemia, o Aeroporto de Hamad não se intimidou com as interrupções globais e continuou com seus planos de expansão, enquanto introduzia padrões adicionais de saúde e segurança nos terminais. Como parceiro oficial do aeroporto para a Copa do Mundo de 2022, desejamos ao Aeroporto Internacional de Hamad todo o sucesso em ajudar a sediar um evento tão importante”, disse o executivo em nota à imprensa.

 
O aeroporto de Hamad conta com uma bela mesquita para uso de quem passa por lá. Crédito: Mubarak Fahad/Creative Commons

O aeroporto de Hamad conta com uma bela mesquita para uso de quem passa por lá. Crédito: Mubarak Fahad/Creative Commons



 

Quatro terminais latino-americanos aparecem entre os cem mais bem colocados na classificação: Quito (Equador), o mais bem posicionado, na posição 40 do ranking; Bogotá (43º), Lima (62º) e Guayaquil, também no Equador (90º).

Como nota final, é preciso ressaltar que o Brasil não possui representantes na lista dos 100 melhores colocados. O Galeão, no Rio de Janeiro, ocupa a sexta posição entre os aeroportos da América do Sul. No top dez dessa subcategoria encontram-se os aeroportos de Guarulhos (sétimo lugar) e o de Recife (décima posição).