Benesses e serviços para distrair e relaxar um panicado: aeroporto de Istambul

Mão suando. O tempo não passa. O coração batendo a mil. Quem sofre de aerofobia sabe: as horas de espera em um aeroporto (que podem ser muitíssimas, a depender do tempo de conexão) são torturantes. Quase como uma aterrorizante prisioneiro que aguarda sua vez de ser conduzido à forca. Mas deixando de lado as comparações bizarras, como seria bom se os aeroportos fossem equipados com coisas para fazer enquanto não chega a hora do voo, não é mesmo? E alguns já pensam nisso!

 

(Crédito: mockup por Freepik — edição por rivotravel)

 

Começamos aqui mais uma série de matérias do rivotravel, que vai explorar o que há de bacana nos aeroportos ao redor do mundo. Para começar, o aeroporto de Istambul, o maior da Turquia e um dos mais movimentados do mundo. Ele foi inaugurado em 2018 e é considerado como cinco estrelas pelo famoso ranking Skytrax, o “Oscar” da aviação. De lá é possível voar para 262 cidades. E quem passar por seus terminais conta com 201 lojas e 80 restaurantes e bares.

Mas não é só isso que ele oferece, não.

1) Casulos para dormir

 
 

Como eu viajo sob efeito de remédios para controlar a ansiedade, sempre estou super grogue nos aeroportos. Então, o sono é fatal. Dormir no chão? Já fiz algumas vezes. Mas é horrível. O piso duro geralmente é gelado, aquela luz branca na sua cara não ajuda em nada, o frio do ar-condicionado é na potência máxima. Enfim, nada ajuda. Mas, se eu passasse pelo aeroporto de Istambul, certamente adoraria passar umas horas em uma das 25 cápsulas alugadas para os viajantes — o serviço se chama iGA Spleepod. O preço é salgado para brasileiros: 8 euros a hora (o equivalente a R$ 43 a cada 60 minutos, na cotação de julho de 2022). Ah, isso se for entre 7h e 19h. Pois no período da noite a tarifa pula para 11 euros (quase R$ 60). Ah, e é preciso também pagar por cobertor, travesseiro e fronha (três euros por hora, ou R16 reais). O casulo tem tomada e entrada USB. Alguns cartões de crédito dão isenção do pagamento da taxa. Caso não queria ou não possa ter esse gasto, o aeroporto oferece 278 poltronas confortáveis e reclináveis de uso gratuito.

2) Biblioteca

 
 

Esqueceu de uma coisa para ler? Pois na ala doméstica do aeroporto é possível encontrar uma biblioteca com mais de dois mil títulos. Inclusive quem está viajando pode pegar um livro emprestado e devolvê-lo em qualquer biblioteca pública da Turquia, facilitando assim a leitura de quem vai percorrer o país. A iniciativa é uma operação conjunta com o Ministério da Cultura e Turismo local e oferece livros de diversos gêneros, inclusive audiobooks, ou seja, obras narradas e que podem ser escutadas com fones de ouvido. Também há um espaço para os pequenos leitores. A biblioteca também organiza eventos especiais ligados à literatura, como leituras interativas, sessões de autógrafos e palestras. Sem dúvida uma boa forma de passar o tempo e, quem sabe, até esquecer o medo de voar.

3) Área para crianças e famílias

 
 

Não pense que esse espaço é um mero parquinho em algum canto do aeroporto. Na verdade são vários pontos espalhados pelos terminais, com vários brinquedos e mesinhas para as crianças. Tem até um “trenzinho” em formato de avião (comandando por um funcionário adulto, claro). E as comodidades também são para os responsáveis, desde vagas especiais no estacionamento, uso de carrinhos de bebê, trocadores de fralda e carros elétricos para transporte de pessoas viajando com crianças — quem voa com bebê sabe o quão difícil é essa maratona, ainda mais em um aeroporto enorme. Também há lojas específicas para brinquedos e produtos infantis, como uma da Lego. Seis restaurantes equipam as áreas, com menu kids (odeio abusar de estrangeirismos, mas também não curto repetir a mesma palavra, então…).

4) Fresh Air Terrace

 
 

O “terraço com ar fresco” é um pouco confuso, pois tem teto e não é bem uma varanda, talvez por motivos de segurança. Mas há várias entradas pro ar fresco, então está valendo para quem odeia o ar-condicionado. Além disso, tem uma arquitetura interessante, com muitas plantas e chão de madeira, o que dar um ar acolhedor. E claro um painel indicando os horários das partidas, para ninguém perder o voo. Não é permitido fumar lá, afinal, estamos falando de ar fresco. A vista? O belo pátio com os aviões. Não sou médico, mas sei que encher os pulmões com ar fresco, em longas inspiradas, ajuda a acalmar.

5) Lounge para os jovens

 
 

Se você é adolescente ou jovem adulto talvez possa se interessar com este espaço, aberto em março deste ano (o site do aeroporto diz que ele foi pensado para pessoas até 30 anos). Mas parece ser bem legal, com essa área para apresentações, videogames PlayStation, telas para projeções de vídeos, futebol de mesa, jogos de tabuleiro (amo, será que tem Perfil ou Imagem e Ação?) e revistas em quadrinhos. Também oferecem comida e bebidas com “bons preços”, segundo o site (o que é mais do que adequado para a faixa etária). A arquitetura de interior do espaço foi desenvolvida por estudantes universitários turcos.

6) Serviços de beleza e SPA

 
 

Quem pega voos longos, sobretudo se for embarcar em outro depois, bem sabe: a gente sai do avião destruído, sobretudo se a viagem foi em classe econômica. Mas quem passa pelo aeroporto de Istambul pode dar um jeito nisso no Ambassador SPA and Beauty Salon. Lá eles dispõem de uma ampla cartela de serviços, desde massagens relaxantes de 30 minutos a tratamentos completos que duram o dia todo. Tem também manicure, pedicure, maquiagem, depilação, tratamentos faciais, sauna e duchas. Olha, acho que é um bom investimento para quem sofre de aerofobia. Mais informações no site do SPA, clicando aqui. O aeroporto de Istambul conta também com várias lojas 24h de venda de cosméticos e produtos variados e ainda dois salões de beleza com serviço de corte de cabelos.

7) Museu e exposições

 
 

Eu amo um museu! E se eu tivesse de dar um tempo no aeroporto, adoraria fazer isso enquanto olho obras de arte. E o aeroporto de Istambul tem um museu que parece ser bem interessante. Ele foi aberto em 2020 e a meta é colocar os visitantes em contato com mais de 12 mil anos de cultura local. Ao todo são 316 obras e artefatos históricos expostos em uma área de mil metros quadrados. Além disso, o aeroporto conta com diversas exposições de artes visuais espalhadas pelo terminal.

8) Salas para orações e mesquita

 
 

Assim como diversos aeroportos do mundo, o de Istambul também oferece três salas para orações. Além disso, para aqueles que professam a fé islâmica, há ainda uma enorme mesquita para mais de seis mil pessoas. E como já disse em uma matéria, quando o medo bate, qualquer santo ou deus ajuda (você poder ler clicando aqui).

Para saber mais sobre os vários serviços oferecidos pelo aeroporto, gratuitos ou não, basta mandar uma mensagem de WhatsApp para o número +90 4441442 ou acessar o site clicando aqui.


* Todas as fotos usadas nesta matéria são de divulgação do aeroporto de Istambul, exceto a imagem da mesquita, que é da agência estatal de notícias Anadolu.