Uma das formas mais bacanas para conhecer uma cidade é estar perto de seus moradores. Para isso, o Couchsurfing, digo eu, continua imbatível. Trata-se, em linhas gerais, de uma rede social para viajantes. Funciona assim: o usuário abre uma conta no site, faz um perfil (…)
Read MoreConhecer a Amazônia sempre foi um desejo antigo meu que ia adiando por conta do alto preço das passagens aéreas (para quem sai de outras regiões do Brasil que não a norte, pelo menos). Fora que não existem voos diretos, sempre tem de fazer conexão em alguma cidade. E quanto mais voos (…)
Read MoreO extravio de malas é uma verdadeira dor de cabeça na vida de um viajante, mas para não dizer que não vou falar de flores, começo este texto já com uma boa notícia: segundo a empresa de tecnologia aeroportuária Sita, o número de extravio de bagagens ao redor do mundo caiu 12,25% em 2016. O índice, de 5,73 malas (…)
Read MoreUma boa dica para quem está indo de uma cidade para outra e não se importa em pegar trechos com conexão é pesquisar voos com paradas longas (mais de seis horas, sugiro) nos aeroportos de troca de avião. Muitas vezes as passagens são até mais baratas, pois a maioria (…)
Read MoreSim, sou um filho da Puglia. De lá vieram meus antepassados por parte de pai e é onde, até o fechamento desta edição, tenho tias - sim, todas meio mammas - e primos. A Itália atrai dezenas de milhões de turistas. Em 2015 recebeu mais de 50 milhões de passageiros internacionais, um crescimento (...)
Read MoreSe você, assim como eu, odeia multidões, uma opção interessante, ao visitar Paris, é fugir do famoso Palácio de Versalhes e ir para o menos famoso (mas igualmente rico) Palácio de Fontainebleau — também nos arredores da capital francesa. Chegar lá é super fácil. Da estação Gare (…)
Read MoreEsse não é um site politicamente correto, e muito menos desligado da realidade. Pessoas fumam. Se for o seu caso, amiga ou amigo viajante, faça um cálculo —sempre puxando pra mais — de quantas carteiras você vai precisar para a viagem. Na Europa e Estados Unidos o preço do produto é bem mais alto. Enquanto no Brasil a carteira (…)
Read MoreMuito, mas muito cuidado mesmo com gatunos (amo essa palavra) nas cidades turísticas. Essa modalidade de roubo mais furtiva é muito comum na Europa, então se esse for o seu destino fique mais atento do que o de costume. Tanto é que são comuns avisos sonoros e por escritos em locais de grande circulação de pessoas, como (…)
Read MoreTem gente que odeia viajar. E não falo só da parte chata, ter de fazer malas, perder horas no aeroporto, se espremer todo na classe econômica, enfrentar hordas de turistas nos pontos de maior visitação das cidades etc. Falo de gente que gosta de ficar em casa, mesmo tendo a possibilidade financeira ou de tempo para (…)
Read More