Entrevista com a panicada #01

Hoje iniciamos uma nova série do Rivotravel — a de entrevistas com um panicado. Assim que lançamos o site, começamos a receber um monte de relatos de pessoas que também amam viajar, mas sofrem com o medo de avião. Isso tem sido, para mim, quase um tratamento terapêutico, perceber que não estou sozinho (…)

Read More
Malas extraviadas

O extravio de malas é uma verdadeira dor de cabeça na vida de um viajante, mas para não dizer que não vou falar de flores, começo este texto já com uma boa notícia: segundo a empresa de tecnologia aeroportuária Sita, o número de extravio de bagagens ao redor do mundo caiu 12,25% em 2016. O índice, de 5,73 malas (…)

Read More
Como é voar na Air Baltic

Esse relato talvez seja um tanto quanto bizarro: um cara apaixonado por aviões desde criança, que colecionava réplicas, sabia tudo sobre a área, pensou seriamente em ser piloto comercial na adolescência e que, já adulto, acabou desenvolvendo um pânico de voar. Mesmo assim, esse cara continua amando aviação (…)

Read More
O medo de voar na cultura pop

Os artistas, há milênios, usam os medos e anseios de seus tempos em suas criações — e com o pânico de voar não seria diferente. O avião, desde seu advento no final do século XIX, vem tirando o sono de muita gente e inspirando os mais criativos. A cultura pop sabe explorar bem o assunto: são muitos os (…)

Read More
Doses curtas #02

Eu, em um voo de X para Y (e quem se lembra a rota?). Entro cambaleando, quase me arrastando pelas paredes do finger, aquela ponte sanfonada que liga o terminal ao avião. Por um milagre de Santos Dumont (Santo mesmo!) consigo achar minha poltrona. A aeromoça, percebendo o estado decrépito da criatura, se aproxima (…)

Read More
Freia, caralh☻

Sei que tenho uma tendência ao humor ácido, mas o assunto é sério, afinal, mexe com uma tragédia. Sempre que vou pousar em aeroportos com pistas curtas, como o de Congonhas (SP), penso logo no acidente com o avião da TAM — o voo 3054, em 2007 — que matou 199 pessoas ao não conseguir parar na hora do pouso, se chocando (…)

Read More
Puglia: o salto alto maravilhoso da Itália

Sim, sou um filho da Puglia. De lá vieram meus antepassados por parte de pai e é onde, até o fechamento desta edição, tenho tias - sim, todas meio mammas - e primos. A Itália atrai dezenas de milhões de turistas. Em 2015 recebeu mais de 50 milhões de passageiros internacionais, um crescimento (...)

Read More
Famosos também choram (de medo)

Tá pensando que ter medo de voar é coisa de mero mortais — que justamente se pelam com o terror de…morrer? Pois centenas de celebridades imortalizadas pela fama também tem suas horas de pânico. A lista é longa, e inclui as divas pop Britney Spears e Miley Cyrus, o diretor Wes Anderson e o ator Colin (…)

Read More
RivorivotravelComment