Instruções de bordo fora da caixinha: oito vídeos criativos feitos pelas companhias aéreas

Aeee! O Rivotravel também entrou na onda das listas. E quem não gosta de uma boa lista, não é mesmo? Nessa edição inaugural, ajustamos nossos controles na direção dos vídeos com instruções de bordo da companhias ao redor do mundo. Sim, aquelas instruções que antigamente eram passadas apenas por comissários e comissárias e que agora são transmitidas usando o audiovisual. Será que os funcionários cansaram de ser ignorados? Particularmente, acho super importante prestar atenção nas explicações. Como muitos dos vídeos apostam no bom humor e criatividade, creio que acabam chamando a atenção dos passageiros.

 
De vez em quando as companhias aéreas pensam fora da caixinha e nos brindam com vídeos com sacadas incríveis. Vejam nossa lista!

De vez em quando as companhias aéreas pensam fora da caixinha e nos brindam com vídeos com sacadas incríveis. Vejam nossa lista!

 

 

1. Air New Zealand (2014)

O vídeo mais épico (literalmente falando), na minha opinião, é um feito pela companhia Air New Zealand, da Nova Zelândia. Auto-denominada como a empresa aérea oficial da Terra Média, onde se passa a saga de Senhor dos Anéis, a Air New Zealand fez um vídeo inteirinho inspirado nos livros e filmes inspirados na obra de J.R.R. Tolkien — os longas tiveram diversas locações no país da Oceania. O vídeo é um deleite não só para fãs do universo ficcional criado por Tolkien e conta até com a presença de Elijah Wood, que interpretou o hobbit Frodo; e Peter Jackson, diretor da trilogia. Ciente de que uma empresa aérea também “vende” seu próprio país para os turistas, o vídeo da Air New Zealand aproveitou as diversas belezas naturais neozelandesas para filmar as cenas, incluindo até esportes radicais, um dos pontos fortes das ilhas. E, sim, o famoso anel também aparece. 

 
 

 

2. Air France (2015)

Um dos que eu mais gosto é o da Air France, que criou um universo muito fofo para passar as informações. Conseguiram traduzir de forma bastante simples a elegância atribuída ao país. Só me intriga o fato de todas as modelos serem magérrimas (taí um mistério: como os franceses conseguem manter a linha esbelta comendo tanta manteiga?). Adoro a cara que elas fazem quando as máscaras de oxigênio caem — aliás, todos os vídeos passam uma caaaaalma nessas horas, né? Aham, até parece que na realidade seria assim. E as moças desfilando languidamente para mostrar o tal caminho luminoso no chão? O must. Coroando a apresentação, uma musiquinha sussurrante no final: “Love is in the air, uo uo uo uou”. Ah, Paris. ♡

 
 

 

3. Pegasus Airlines (2016)

A empresa turca Pegasus Airlines apostou nos super-heróis dos quadrinhos e telas de cinema para criar o ambiente de um vídeo de segurança. Para o garotinho que conduz a “trama”, o avião está cheio de heróis da Marvel, como o Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Viuva Negra e Gavião Arqueiro. Cenas como o Capitão América tentando guardar o seu escudo no compartimento de bagagens e o Homem de Ferro se "desconectando" após o aviso de desligar os aparelhos eletrônicos são nada menos que geniais. Saca só:

 
 

 

4. American Airlines (2016)

Quem apostou em uma estética minimalista e elegante foi a American Airlines. Eles fizeram tudo em estúdio, com direito a um escorregador para casos de emergência — não sei vocês, mas eu sempre morri de vontade em descer por um, mas se para isso for necessário passar por um acidente, mesmo que pequeno e sem vítimas, eu estou fora. Curioso notar que a classe econômica da empresa apresenta no vídeo um espaço enooooooorme para as pernas. Sabemos bem que as companhias aéreas não são generosas assim, não é? Truques.

 
 

 

5. Delta Airlines (2015)

Outra empresa americana que fez um vídeo de bordo descontraído foi a Delta Airlines, que buscou inspiração em memes de internet de diversos anos para montar o seu material. Nele, desfilam gatinho no teclado, Gangnam Style, Harlem Shake, nyan cat, cabra gritando e banana dançante, entre outros elementos fritos da rede mundial de computadores. Também é um dos meus favoritos.

 
 

 

6. Delta Airlines (2014)

Em um outro video, a Delta conquistou os corações dos saudosos ao investir pesado na estética dos anos 80, com direito a muito cabelão atrapalhando o livre acesso no corredor, xuxinhas coloridas, videogame Atari e até Alf, o Eteimoso (que tradução péssima/maravilhosa fizeram, por sinal). Enfim, sessão nostalgia total.

 
 

 

7. TAP (2013)

Nossos irmãos portugueses também entraram na onda dos vídeos inusitados e fizeram um inteiramente em uma cabine desenhada em papelão. O ponto alto são passageiros reais da empresa portuguesa "atuando" no lugar dos tradicionais modelos vestidos como comissários de bordo explicando o passo a passo em caso de emergência. Acho muito gostoso o sotaque português “de Purtgau”. No vídeo, aparecem alguns conterrâneos brasileiros também, dá para perceber pelo jeito de falar. 

 
 

8. Latam (2017)

Para finalizar, uma prata da casa: a Latam também apostou na onda de vídeos “engraçadinhos” e fez sua própria versão, transformando a cabine do avião ora em selva tropical, ora em praia.  Passa bastante a ideia da tal brasilidade conhecida pelos gringos.