Aeroportos e companhias aéreas que se renderam à magia do Natal — edição 2021!

Chegou uma das épocas que eu mais gosto: as festas de final de ano. Ao contrário de muita gente, eu amo Natal. E o rivotravel não poderia ficar de fora dessa. É com muita alegria que trago esta tradicional matéria do site, com a decoração de aeroportos ao redor do mundo. O mais bacana é que tem de todos os tipos: minimalistas, exuberantes, coloridas, temáticas, simples e rebuscadas. Tentei diversificar, mandando e-mails para assessorias de comunicação de aeroportos ao redor do mundo, inclusive África e América Latina, mas a resposta destes últimos foi nula. Uma pena, daria um interessante tom à matéria. Então vamos com os do “primeiro mundo” mesmo. Todas as fotos desta matéria são de divulgação.

E vamos começar com:

  1. ZURIQUE

 
 
 
 

A decoração do aeroporto internacional de Zurique é bem discreta (apesar de bem luminosa), quase monocromática. Achei interessante como dialoga com a arquitetura do terminal. E adorei a árvore bem grande feita apenas com bolas espelhadas e mais de 1.500 ornamentos. O pinheiro tirou férias esse ano, ficaram só os enfeites, bem bonitos, por sinal. O aeroporto aliás é bastante belo, passei por lá em 2016, mas nada me lembro, pois os medicamentos contra a ansiedade já estavam fazendo efeito. Em 2021, o aeroporto optou pelo dourado. Aposta segura e certeira. Segundo a assessoria de comunicação de lá, 510.860 lampadinhas cintilantes enfeitam os corredores e saguões (amei a precisão, bem suíça). Se fossem todas esticadas, os fios teriam 40 quilômetros de extensão. E de 25 de novembro a 12 de dezembro rolou o Festival Zauberpark, com uma enorme programação de música de grandes nomes da música local, teatro, luzes e gastronomia para crianças e adultos. Tem ainda o tradicional mercado de produtos típicos e natalinos (como salsichões, raclete e castanhas assadas) e concerto de música erudita.

2. COPENHAGUE

 
 
 
 

Outro belíssimo aeroporto (fui em 2010, a caminho da Islândia) é o de Copenhague, capital da Dinamarca. Como todo mundo já sabe, o design e a arquitetura dos países nórdico arrasam. Esse ano apostaram nas cores tradicionais (verde, vermelho e branco). Detalhe do aviãozinho na árvore, que mimoso. Até os relógios, tão importantes para não perder o voo, ganharam uma roupagem especial. E os presentes que formam bancos para uma pausa? Adorei.

3. RIO DE JANEIRO (GALEÃO)

 
 

Ufa! O Rio de Janeiro salvando a lista e incluindo a América Latina nela! O pessoal do RIOgaleão trouxe esse ano um dos desenhos mais amados pelos pequenos: a galinha pintadinha. As atrações incluem labirintos, escorrega, gira-gira, túnel suspenso, além da decoração natalina que dá o clima do mês de dezembro. E não só para quem vai viajar. Mais informações sobre a atração estão disponíveis aqui.

4. HELSINQUE

 
 
 
 

Nada mais finlandês do que a casinha do Papai Noel montada no aeroporto da capital do país. Com design minimalista, é possível bater um papo com o bom velhinho, cuja “origem” é a Lapônia (uma gélida região dividida entre Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia). Dentro da casa, a reprodução de uma sauna, uma invenção finlandesa. E os cheiros do local, garante o site do aeroporto, foram pensados para remeter ao Natal. Há ainda exposição de artesanato local.

5. MIAMI

 
 

O aeroporto internacional de Miami também apostou nas cores tradicionais. Não estive por lá (inclusive dizem que é uma cidade bem interessante), mas tenho certeza que essas bolas enormes no chão certamente estão servindo como cenário para selfies. Eu tiraria as plantinhas e o pano branco, para destacar ainda mais os ornamentos.

6. LONDRES (HEATHROW)

 
 

O aeroporto de Heathrow, o mais movimentado de Londres, costuma fazer grandes preparações para o Natal, como é possível ver em matérias dos anos anteriores. Em 2021, talvez ainda sob influência da pandemia, eles foram mais minimalistas. Mas amei essa foto com o detalhe de uma árvore de Natal toda de bolas e luzes azuis (será uma tendência? Árvores sem pinheiro, só com enfeites…) e o avião da Iberia decolando ao fundo.

7. SiNGAPURA (CHANGI)

 
 
 
 

Quem não se mostrou intimidado pela Covid-19 e ligou a decoração na velocidade máxima, como faz todos os anos, foi o aeroporto de Changi, em Singapura. Um dos melhores do mundo, o espaço trouxe várias novidades, além de atrativos que foram um sucesso no passado, como o espaço com cabanas para passar a noite (ou o dia). Em 2021, o tema foi o mundo dos dinossauros, para alegria de muitas crianças, que parecem amar o assunto. Réplicas com até 12 metros de altura (que rivalizam com os 16 metros da principal árvore de Natal) estão expostas ao longos dos terminais 3 e 4 e da Jewel, um belo complexo que já foi abordado aqui. Esse ano tem até kart no escuro, iluminado pelo neon dos extintos animais. Tem ainda espaço com jogos para adultos e pros pequenos. E como esquecer na “neve” que cai especialmente para os que transitam por Changi, além do show de luzes e sons? Dá também para passear por um jardim com dez mil “flores” com as pétalas iluminadas e “visitar” algumas das principais atrações turísticas do mundo em um percurso indoor. Visando a saúde dos visitantes, algumas atrações precisam ser agendada pelo aplicativo do aeroporto.

8. AMSTERDÃ

 
 

O movimentado aeroporto de Schiphol, que serve a capital holandesa, esse ano ganhou uma decoração contida (alguns aeroportos, aliás, por conta da pandemia, sequer gastaram com ornamentos especiais, como o de Estocolmo, na Suécia). Destaque para a árvore de Natal em que você pode passar por dentro, que certamente deve ser uma alegria para as crianças.