Aeroportos e companhias aéreas que se renderam à magia do Natal — edição 2025!
“Então é Nataaaaaal, o que você feeeez?”, pergunta a tradicional música. Pois o rivotravel preparou a tradicional matéria sobre a festa natalina em aeroportos pelo mundo, saindo quentinha do forno com rodelas de abacaxi, espetada com cravos e ladeada por farofa com muita uva passa. Geralmente, aqui em território nacional, vemos poucos esforços para enfeites e programação festiva nessa época do ano. Mas sou brasileiro e não desisto nunca (mentira). Vamos começar pelo Brasil-sil-sil, pois ano que vem tem Copa e vamos treinar o grito desde já.
BRASIL: AEROPORTO INTERNACIONAL AFONSO PENA, EM CURITIBA (CWB)
Não é que me surpreendi este ano com a criatividade verde-amarela? O aeroporto da capital do Paraná escolheu um dos símbolos curitibanos para dar tema à decoração. Nada mais, nada menos que as queridíssimas capivaras, animais que ganharam fama internacional nos últimos tempos, uma verdadeira febre ao redor do mundo. E começou cedo, desde final de outubro o terminal está repleto delas (não as vivas, gente, isso seria crueldade animal. Se bem que a matéria do Panicão está aqui). Devo dizer: ver os animais com roupinhas de Papai Noel, Mamãe Noel e duendes é a coisa mais fofa que existe. Tem de todos os tamanhos, de pequenas até algumas com mais de dois metros de altura. Isso para não esquecer da capivara pilotando um avião. Afinal, estamos no aeroporto. E claro que as crianças — e adultos, por que não? — também podem levar para casa um bichinho de pelúcia (pagando, infelizmente).
2. EUA: AEROPORTO INTERNACIONAL AUSTIN STRAUBEL, EM GREEN BAY (GRB)
Devo confessar: quando comecei essa série anual, eu comecei a ver que tinha muito aeroporto pequenino (para não dizer pobrinho) por aí. E tinha vergonha de colocar aqui na matéria, como se fosse um demérito ter parcos recursos. Pois esse ano é um novo ano e resolvi, sim, abraçar todo mundo. Afinal, nem só do luxo de Changi e do mega mercado de Munique vive o universo da aviação. Olhem que detalhes mimosos: em uma árvore tem um trator (por que não?), remontando à tradição agrícola do estado do Wisconsin, nos EUA, onde está localizado o Austin Straubel. Tem também o desenho de Wisconsin com a cara de uma vaquinha de óculos (achei parecida com o diretor de cinema Woody Allen). E um belo avião grudado, afinal é disso que se trata Natal em aeroportos. Todos os anos eles promovem o Concurso de Decoração de Árvores de Natal do Programa de Artes GRB, convidando organizações comunitárias e artistas locais a ajudar a transformar o aeroporto em um destino festivo para viajantes e visitantes, tornando o espaço uma verdadeira vitrine do espírito comunitário e da alegria natalina. Ah, achei foto.
3. PORTUGAL: CIA. AÉREA TAP AIR PORTUGAL
Eu geralmente deixo as ações natalinas das empresas aéreas para o fim do texto, mas esse verão (do hemisfério sul) eu decidi fazer lago de diferente. Pois trago logo a TAP Air Portugal, a companhia que mais voa para cidades brasileiras. O pessoal da comunicação deles preparou um vídeo bem bacaninha, fofo. Uma moça sai de Paris no Natal (quem sai de Paris no Natal, você pode perguntar) e embarca em um avião da empresa europeia. Diz que está indo para um destino com ótimas comidas e um clima maravilhoso. Pensei: ah, tá indo para Portugal. Sim, porém mais precisamente para a casa dos pais. Achei calorzinho no coração.
4. ESCANDINÁVIA: CIA. AÉREA SAS
A tradicional companhia escandinava apostou no design minimalista pelo qual a região é conhecida e fez curtos vídeos convidados os clientes e internautas a embarcar em novas rotas de inverno, que operam apenas em uma determinada época do ano e depois são encerradas. Como Kittilä, uma pequena cidade em uma região da Lapônia finlandesa (sim, lá mesmo, a terra do Papai Noel). A SAS também convida para o embarque rumo a Viena, na Áustria, famosa pelos seus mercados natalinos, uma tradição importante da Europa germânica. E por falar em Europa germânica, aí vem ele, o famoso mercado do aeroporto de Munique!
5. ALEMANHA: AEROPORTO DE MUNIQUE (MUC)
O Aeroporto de Munique se transformou, mais uma vez, em um paraíso de inverno. E dessa vez é especial, pois comemora a 25ª edição de um dos mais legais atrativos do mês no campo da aviação: o mercado de Natal. Até 28 de dezembro, viajantes de todo o mundo, visitantes e funcionários são convidados a passear e aproveitar gratuitamente do espaço, que conta com uma floresta de pinheiros festivamente decorada, cabanas de madeira aconchegantes e luzes. Isso para não falar do aroma de vinho quente e amêndoas torradas. Cerca de 40 barracas oferecem ideias de presentes artesanais, especialidades culinárias e delícias de inverno da região, uma ótima opção para quem está viajando e precisa levar um presentinho. Um dos destaques, como sempre, é a pista de gelo de inacreditáveis 600 metros quadrados para patinação e curling (que precisam ser reservadas pelo site do MUC). Os visitantes podem esperar uma programação extensa com uma ampla variedade de opções de entretenimento. Por exemplo, podem fazer coroas do Advento, decorar enfeites de Natal, pintar cerâmica, fazer artesanato natalino, pintar o rosto das crianças, assistir a shows de mágica ou admirar apresentações de bolhas de sabão.
6. ITÁLIA: AEROPORTO INTERNACIONAL LEONARDO DA VINCI/ FIUMICINO, EM ROMA (FCO)
Tenho um carinho especial pelo aeroporto Leonardo da Vinci/Fiumicino, em Roma, pois faz parte de minha vida (minha família paterna é italiana e minhas primeiras memórias do aeroporto datam dos anos 1980). Pois esse ano eles apostaram no humor. A começar por essa arvore de natal toda vermelha dramática, um toque de emoção já na chegada ao terminal 1, praticamente uma homenagem ao estilista italiano Valentino. Ela é feita com material reciclado e iluminada por luzes LED de baixo consumo. Quem recebe os visitantes na parte interna é Adryx, o simpático ET mascote dos aeroportos de Roma. Olha, amei, para quem tem medo de avião como eu, um toque de humor é sempre válido. E a sinalização também ganhou toques natalinos. A área de alimentação também está sinalizada com guloseimas típicas dessa época do ano, como o famoso Gingerbread Man, ou o Homem-Biscoito, bengalas de Natal e caneca com chocolate quente (ou vinho quente, para os maiores de 18 anos). O Papai Noel e suas renas também ganharam as placas de indicação de embarque. Uma verdadeira festa!
7. CANADÁ: AEROPORTO INTERNACIONAL DE VANCOUVER (YVR)
Quando pensamos em Canadá logo nos chega à mente o frio extremo, mas a cidade de Vancouver é um oásis para os mais friorentos, oferecendo uma temperatura menos congelante (mas não menos gélida para nós, brasileiros). Eu adorei a árvore de natal do aeroporto da cidade, meio desconstruída, com inúmeras bolas em tamanho exagerado e vazadas e flocos de neve estilizados. Achei cool. E não é filha única! São no total 56 árvores espalhadas pelos terminais. Tem também espaços “instagramáveis” (confesso que odeio essa ideia, mas se alegram crianças e adultos e proporcionam uma atmosfera melhor para o voo, então está valendo).
8. nova zelândia: aeroporto internacional de wellington (wlg)
Um Natal do bem, com direito a uma floresta de 65 árvores de Natal brotou no Aeroporto de Wellington, capital da Nova Zelândia, transformando o terminal em apoio às famílias que convivem com fibrose cística (FC) na cidade. Empresas, grupos comunitários e indivíduos estão patrocinando árvores como parte do Festival Anual de Árvores de Natal da Fibrose Cística, que arrecada fundos vitais para a filial de Wellington do grupo CFNZ (Fibrose Cística da Nova Zelândia). A FC é a doença genética mais comum e potencialmente fatal que afeta os neozelandeses, com mais de 600 pessoas vivendo com FC por lá — lembrando que a nação tem apenas cinco milhões de habitantes. Frequentemente, significa uma rotina diária exigente e contínua de limpeza pulmonar e medicação, exames médicos regulares, hospitalizações e, em alguns casos, transplante de pulmão. A vida com FC pode ser especialmente difícil para as famílias no Natal, com tratamentos extras e internações hospitalares não planejadas. Os fundos arrecadados pelo Festival de Árvores de Natal ajudam a CFNZ a fornecer apoio prático, emocional e físico à comunidade de FC. Apesar de ainda não ter cura, diversas medidas terapêuticas têm melhorado a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes afetados.
E com essa nobre iniciativa do Aeroporto de Wellington fechamos nossa matéria de Natal — dessa vez sem Changi, em Singapura, pois todo ano ele reina sozinho. Chegou a vez de brilhar em grupo.
Boas festas.