Arquivo rivotravel #03: Pandemia Covid-19 — impactos na aviação e no medo de voar

Impossível olhar para o ano de 2020 e não se alarmar com as consequências devastadoras da pandemia do Covid-19. Com mais de um milhão de vítimas fatais em todo o planeta (e ainda contando: até o momento da publicação desta matéria não foram iniciadas as vacinações no Brasil), os efeitos provocados na economia são sem precedentes. E claro que no setor da aviação não poderia ter sido diferente: o golpe foi duríssimo e fez de 2020 o pior ano da história do setor, com ocorrência da paralisação global dos voos e diminuição da demanda por conta do isolamento social para conter a disseminação do vírus. Desde fevereiro passado, antes mesmo do nosso país sentir mais frontalmente a crise provocada pelo Covid-19, o rivotravel passou a publicar matérias sobre os efeitos da pandemia no setor e no comportamento de quem já sofria de medo de voar — panicadas e panicados que acabaram tendo que lidar com mais essa camada de pânico ao precisarem entrar em um avião. Vamos então fazer uma tour por algumas matérias que abordaram o tema aqui no site ao longo do ano? Aproveitar ainda o clima de retrospectiva para olhar para esse conjunto de publicações e tentar compreender como chegamos até aqui. Vamos começar?

 
A terceira edição da série Arquivo rivotravel é sobre a pandemia. Links para as duas primeiras edições no final da matéria!

A terceira edição da série Arquivo rivotravel é sobre a pandemia. Links para as duas primeiras edições no final da matéria!

 

  • Novo coronavírus e aviação: o que está sendo feito pra conter a epidemia nos aeroportos e como se precaver (PUBLICADA EM fevereiro ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-consequencias-efeitos-comeco-marco-abril-virus
 

O novo coronavírus começou a aparecer nos noticiários ainda em 2019 como algo distante — um perigo por enquanto apenas situado no outro lado do mundo. Pouco a pouco ele foi se aproximando de fato de nossa realidade. Foi quando publicamos nossa primeira matéria sobre o assunto aqui no site. A principal intenção era não alarmar nossa audiência, que naturalmente já sofre com aerofobia, e sim reunir o máximo de informações que estavam disponíveis naquela ocasião para que pudéssemos todos olhar para a situação com mais clareza, sem o pânico causado pela desinformação. As investigações sobre a transmissão do novo coronavírus ainda estavam em andamento e as companhias aéreas estavam começando a se movimentar para cooperar na contenção dos contágios. O rivotravel trouxe ainda falas da Anvisa e de um professor da USP para tentar traçar o melhor panorama possível naquele momento.

  • Novo coronavírus e as mudanças nos planos de viajantes: cancelamento de viagens, dificuldades no reembolso e mais (PUBLICADA EM março ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-impacto-turismo-lockdown-quarentena-isolamento-cidades
 

Em meados de março, com os efeitos causados pelo Covid-19 cada vez mais próximos — fechamento de fronteiras da União Europeia, viagens sendo canceladas, uma situação cada vez mais fora do controle, sobretudo na Itália e Espanha, e com o primeiro caso confirmado no Brasil, em São Paulo — fez com que o rivotravel voltasse a abordar o tema. Era o começo das consequências da pandemia aqui no nosso país, com suspensão de eventos esportivos, aulas, além de um receio cada vez maior de viajar. Tal impacto foi sentido pelas companhias aéreas, muitos voos cancelados, algumas rotas internacionais suspensas, solicitações de reembolso. Buscamos conversar com algumas pessoas que desistiram de suas viagens, e foram vários os relatos! Muitos planos desfeitos, frustrações, incertezas diante do que ainda estava por vir.

  • O efeito devastador do novo coronavírus nas empresas aéreas e como isso vai afetar o setor (PUBLICADA EM abril ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-caos-prejuizo-impacto-companhias-aereas-economia-crise
 

Final de março/começo de abril começaram a circular imagens impressionantes de aviões parados em terra, acompanhadas de relatos de companhias aéreas quebrando ou fazendo previsões nada otimistas para o horizonte do setor da aviação comercial. O rivotravel nessa matéria traçou essa conjuntura imposta pela pandemia no mundo e no Brasil. Olhando com os olhos de hoje para o que estava se desenhando naquele momento podemos confirmar: de fato o impacto provocado pelo novo coronavírus fez de 2020 o pior ano da história da aviação, com uma queda de demanda que chegou a 94,5% (as informações são do jornal O Estado de S. Paulo).

  • Filmes e séries na Netflix para viajar pelo mundo sem sair de casa (PUBLICADA EM Abril ∙ 2020) + Livros para viajar pelo mundo sem sair de casa (PUBLICADA EM MAIO ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-filmes-pandemicos-experiencia-cinema-durante-isolamento-social-quarentena
 
 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-experiencia-leitura-imaginacao-livros-quarentena-isolamento-social-durante-ficcao-alternativa-confinamento
 

Com o país enfrentado uma crise sanitária devastadora, hospitais sobrecarregados, grande parte do comércio fechado e com uma recomendação cada vez mais imperativa e necessária de isolamento social, fizemos um par de matérias que buscavam propiciar um escape para aqueles que puderam de fato se quarentenar e passar esse período trancados sem sair de casa. Por que não “viajar” com a ajuda de filmes, seriados e livros? Sugerimos tramas que propiciam um passeio por cidades distantes, por vários continentes.

  • Qual o futuro das viagens pós-COVID-19? E quem tem medo de voar no meio disso tudo? (PUBLICADA EM maio ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-futuro-prever-2020-industria-impacto
 

“Como serão as viagens no cenário pós-COVID-19? A indústria do turismo conseguirá se reerguer e retomar o cenário pré-pandemia? Quais as mudanças que empresas e viajantes terão de tomar para minimizar riscos à saúde? E como fica a questão de quem tem pânico de voar?”. Com esta sequência de questionamentos abrimos esta matéria do rivotravel publicada em meados de maio. Em um período de tantas dúvidas (muitas delas — eu diria que todas — ainda perduram até hoje), entrevistamos diversos pesquisadores da área de turismo, que tentaram responder as perguntas ali de cima e jogar uma luz sobre como poderá ser o futuro das viagens após essa crise com o novo coronavírus.

  • Viagens em tempos de COVID-19: aeroporto mostra estar preparado com medidas exemplares (PUBLICADA EM maio ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-aeroporto-preparo-modificacao-adaptacao-2020-medidas
 

Muitos já tinham medo de voar, mas outros tantos também passaram a temer por este momento por conta da pandemia de Covid-19. Por causa desta nova realidade, e sobretudo para conter o alastramento do vírus, os aeroportos passaram a adotar medidas para assegurar a saúde e o bem-estar de quem precisou viajar. O rivotravel mostrou uma série de providências que aeroportos como o de Doha, no Catar, estavam tomando para dar conta desta nova demanda pandêmica. Capacetes-termômetro, câmeras detectoras de máscaras, robôs de limpeza, dentre outras medidas chamam a atenção para a seriedade e gravidade da crise.

  • Como é voar em tempos de Covid-19? — conversamos com quem já viajou de avião durante a pandemia (PUBLICADA EM JUlho ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-relato-experiencia-como-passageiros-contam
 

Alguns meses de pandemia nas costas já e pairavam algumas dúvidas no ar: será que é seguro viajar de avião nesse momento? Como tem sido a experiência de quem pegou um avião durante a pandemia? O rivotravel foi atrás de respostas para estas perguntas e foi conferir as recomendações feitas pelas companhias aéreas brasileiras, além de conversar com um professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e com algumas passageiras e passageiros que compartilharam conosco seus relatos de viagens em tempos pandêmicos.

  • no ar — CONTOS DO RIVOTRAVEL (PUBLICADA EM agosto ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-contos-historias-ficcao-imaginacao-no-ar-trauma
 

Explorando um pouco a imaginação, mas totalmente inserida nesse grande fato pandêmico que compartilhamos todos, a série de Contos do rivotravel ganhou novo episódio que aborda um dia na vida de Gabriel — ator que se depara com o pânico de contrair o novo coronavirus durante as filmagens de um comercial que se passa dentro de um avião. Abordamos um pouco do quanto esse pavor causado pelo Covid-19 o acompanha em seu cotidiano e se soma com a perspectiva de uma viagem de avião que se aproxima. Alguém se identifica?

  • Voos de cá para cá mesmo: conheça as viagens pra lugar nenhum (PUBLICADA EM setembro ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-alternativa-mercado-aeroportos-aeronaves-bumerangue
 

"O avião vai decolar, voar e depois voltar para o aeroporto de origem. A notícia é bem surpreendente e mostra uma tendência entre diversas companhias aéreas que viram suas atividades quase paradas agora na pandemia do Covid-19”. Estranho? Sim. Mas tempos estranhos dão fruto a medidas no mínimo muito curiosas, não é mesmo? O rivotravel fez uma matéria bem divertida que fala muito sobre a realidade e surrealidade desse momento.

  • Destinos isolados: buscas por lugares tranquilos para viajar crescem na pandemia (PUBLICADA EM outubro ∙ 2020)

 
20210108-rivotravel-arquivo-pandemia-covid-19-coronavirus-aviacao-medo-voar-viagem-aviao-panico-retrospectiva-destinos-isolados
 

Já que aglomerar antes de sair uma vacina não está sendo nada recomendado, como dar vazão à necessidade de viajar? Muitos turistas passaram a optar por destinos mais vazios para fugir da rotina pandêmica, e o rivotravel conversou com alguns desses viajantes.

É isto, pessoal. O ano de 2020 foi bastante desafiador para todos, não é mesmo? Esperamos em breve voltar com uma matéria falando sobre o impacto positivo da vacina e de cenários cada vez mais motivadores para todos os viajantes. Quem sabe até mesmo o medo de voar vai embora junto com o medo do corona?