Assustadores, mas tão bonitinhos os aviões...

Tem gente (eu!) que vê terror em coisas aparentemente fofas — ou com aparência inocente —, como borboletas (eu, eu!), palhaços, ou sei lá, algodão-doce (ok, essa última eu inventei agora).

E quando a admiração pela beleza e o pavor caminham de mãos dadas? Essa frase, inclusive, resume minha relação com aviões. Já contei um pouco sobre isso aqui.

O fato é que, às vezes com ajuda da natureza, às vezes contando com a sorte ou competência e sensibilidade de fotógrafas e fotógrafos (profissionais ou não) somos brindados com lindas imagens de aviões. Se o belo nos traz conforto, ver as fotos a seguir podem servir de alento para panicadas e panicados. Vamos das uma olhadas em algumas? O rivotravel selecionou dez fotos destes que nos metem tanto medo, mas um tantinho de fascinação também.

1)

 
A imagem foi feita na Alemanha pelo fotógrafo Nick Beyersdorf

A imagem foi feita na Alemanha pelo fotógrafo Nick Beyersdorf

 

Essa foto circulou pela internet nas últimas semanas e mostra um avião da companhia aérea Qatar seguido por um incrível arco-íris. Muitos internautas chegaram a questionar se não seria uma montagem. Mas o renomado jornal inglês The Independent fez uma matéria explicando com detalhes técnicos o que, de fato, ocorreu. Resumindo: sabe aquelas linhas brancas que às vezes vemos nos céus, seguindo os aviões? São rastros de condensação. Em raras condições meteorológicas, a combinação das gotículas de água e cristais de gelo com a luz solar forma o fenômeno (é a famosa refração da luz, a mesma coisa que ocorre nos arco-íris “tradicionais”).

2)

 
A foto é de divulgação da Força Aérea dos EUA

A foto é de divulgação da Força Aérea dos EUA

 

Esse não é um avião comercial, para transporte de passageiros, mas, UAU! Trata-se do Northrop Grumman B2 Spirit. Ele voou pela primeira vez há 30 anos, mas acabou não vingando muito, sendo produzidas poucas unidades. Um dos motivos foi a queda da União Soviética, acabando, assim com a Guerra Fria que dividiu o mundo entre os blocos de países capitalistas e socialistas. Ele foi apelidado por muitos de “avião invisível”, por ser difícil de detectar pelos radares inimigos. Acho que a imagem cria uma bela composição com as formas do avião e o contraste de sua cor escura com o azul de fundo.

3)

 
Crédito da foto: Eduard Marmet

Crédito da foto: Eduard Marmet

 

Uma lista com belos aviões que se preze não pode ser completa sem o Concorde. O avião supersônico de passageiros foi produzido em consórcio entre França e Inglaterra (tanto é que voou apenas com as bandeiras da Air France e British Airways). Enquanto um voo entre Paris e Londres leva de sete a oito horas, o Concorde fazia o trajeto em três horas e meia. Apenas 20 unidades foram fabricadas. Voar em um Concorde mais rápido que a velocidade do som era uma experiência única. O serviço de bordo para os poucos sortudos e sortudas era de primeira. Chegou a voar para o Brasil, na rota Rio de Janeiro — Paris (com escala técnica em Dakar, no Senegal). Um ponto positivo para quem tem pânico de voar: turbulências eram raras no Concorde, em virtude da alta altitude de cruzeiro.

4)

 
A foto é de Stefan Thomas Stumpp

A foto é de Stefan Thomas Stumpp

 

Eu particularmente não acredito que o A380, maior avião comercial da atualidade, seja muito bonito. Acho meio grandalhão demais. Mas não é que nessa foto ele saiu super bem? Será que cada aeronave, assim como os humanos, tem seu melhor angulo (rs)? Acho que há um certo mistério na foto: o avião está pousando ou decolando? É de manhã cedo ou no pôr do sol? A pista está com neve, neblina ou é tudo apenas ilusão de ótica? O registro desse avião da Emirates foi feito em Munique, na Alemanha (humm….capaz de ser neve mesmo).

5)

 
Crédito: Kent Miller

Crédito: Kent Miller

 

Amei demais essa foto. É no aeroporto da ilha caribenha de Saint Marteen. A moça na imagem está gritando de pânico? Emoção? Alegria? Jamais saberemos ao certo (mas acho que ela está curtindo a experiência, sim). A pista de pouso e decolagens é famosa por amantes da aviação por ter a cabeceira ridiculamente próxima à praia. Inclusive se você procurar no Youtube por “Saint Marteen airport” vai ver quão perto é. Muitos turistas se divertem, ficando ali para apreciar a experiencia de ser levados pelo vento que sai das turbinas. Mas já houve até morte com a “brincadeira” (inclusive há uma placa no local avisando dos perigos): em 2017, uma mulher da Nova Zelândia subiu na cerca que separa a pista da praia e, com a força do deslocamento de ar, acabou caindo e batendo a cabeça no chão. Mas isso não impediu que a praia continuasse a ser destino bastante procurado. Eu super iria (ok, sem subir na cerca fatal). Deve ser massa ficar na areia ou na água vendo os rasantes nos pousos. Afinal, sou panicado assumido, mas amo aviões.

6)

 
A foto estava em um banco de imagens de licença livre (total permissão para compartilhar), mas não trazia o nome do autor ou autora :-(

A foto estava em um banco de imagens de licença livre (total permissão para compartilhar), mas não trazia o nome do autor ou autora :-(

 

E essa foto de uma exibição da esquadrilha da fumaça? Olhem a perfeição do losango. Tem de ter muita coragem e treino para pilotar assim, tão perto dos demais aviões. Amo também o contraste entre o vermelho (ou laranja? Sou péssimo com cores) das aeronaves, o branco da fumaça e o azul acinzentado do céu.

7)

 
O crédito é do PIxabay (licença de uso livre)

O crédito é do PIxabay (licença de uso livre)

 

Gosto dessa foto por ser bem inusitada. O mais usual é ver registros de aviões de lado (ou de frente) e de dia, de preferência com um belo pôr do sol. Pois essa foto foge do clichê e mostra uma aeronave da Japan Airlines (JAL) — se você reparar direitinho dá pra ver o símbolo da empresa na cauda — em uma pista noturna. E visto de trás! O curioso é que, pelo ângulo e tipo de lente utilizada na hora do clique, a pista parece ser bem pequena, quando certamente deve ter uns três quilômetros de comprimento.

8)

 
O crédito é do PIxabay (licença de uso livre)

O crédito é do PIxabay (licença de uso livre)

 

Eu amo aviões com belas pinturas (já fizemos matéria sobre isso aqui). No caso dessa foto — um 767-300ER da empresa americana Hawaiian —, não se trata de uma pintura comemorativa ou edição especial: essa moça, que representa uma mulher nativa da ilha do Pacífico, aparece em todos os modelos da companhia. Ficou conhecida como Pualani, ou A Flor dos Céus, em português. Ela embeleza a frota da Hawaiian desde 1973, sendo que a versão atual foi lançada em 2001. Amo o olhar calmo e sereno que ela passa — algo essencial para quem tem pânico de voar. Vocês concordam?

9)

 
Foto feita pela Força Aérea dos EUA

Foto feita pela Força Aérea dos EUA

 

Nunca me passou pela cabeça fazer parte das Forças Armadas. Mas uma coisa que me deixava passado quando era criança era ver fotos ou vídeos de aviões sendo reabastecidos no ar. Sério, que espetáculo! São avanços tecnológicos como esse que me fazem acreditar na seriedade e segurança da indústria aeroespacial. Na foto, vemos um C-17 Globemaster III sendo abastecido por um KC-135 Stratotanker. É ou não é admirável?

10)

 
Crédito: Wikipedia Commons

Crédito: Wikipedia Commons

 

E para fechar com chave de ouro (e bota dourado nisso), termino essa matéria com a imagem de uma das suítes da primeira classe da Emirates. Eu particularmente acho meio over, ostentação demais — mas isso é subjetivo e rende pano pra manga ou mesmo uma matéria sobre as primeiras classes das companhias aéreas. Será que o nosso pânico diminui viajando com tanto conforto e mimos? Olha o tamanho da tela (nem dá para comparar com as minúsculas tevezinhas da classe econômica). E o minibar exclusivo (com direito à marca chique de água francesa Perrier)? Isso sem contar os drinks, as refeições cinco estrelas, o atendimento da tripulação e… a poltrona que vira cama! Diga aí? O medo deve diminuir assim, né?